X ENCONTRO NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Intervenção sobre o papel dos comunistas no movimento associativo estudantil
07-Dez-2006
Camaradas, ao longo dos anos, os estudantes como uma camada importante da sociedade, tem se organizado de acordo com os seus gostos, necessidades e aspirações, uma vez que o desenvolvimento do pais e da democracia estão intimamente ligados à participação e ao esclarecimento dos jovens na vida activa.

É através desta participação dos jovens no movimento associativo, que é possível aos estudantes organizarem-se de modo a intervirem para mudar a educação. É neste aspecto que o movimento associativo tem uma grande importância, pois é através da sua força que a juventude luta pelos seus direitos e faz recuar os governos e políticas de direita, nos vários ataques a conquistas históricas dos jovens portugueses. Verificamos então que a participação dos estudantes na definição da política educativa é essencial para que realmente exista uma escola verdadeiramente ligada à realidade que de facto corresponde às necessidades e aspirações dos estudantes.

Mas camaradas, para que realmente o movimento associativo tenha uma grande força, e a luta que travamos seja consequente, é importantíssimo e indispensávels a participação dos comunistas. Uma vez que somos nós a vanguarda da luta, força organizada e interventiva, de modo a fazer a revolução na educação.

Isto porquê camaradas? porque somos nós a vanguarda? Porque somos nós, os estudantes comunistas que temos uma maior consciência dos problemas que surgem com a aplicação de uma política educativa de direita.

Somos nós, camaradas, que temos o dever de consciencializar os estudantes para a realidade político-esducativa, e assumir claramente o nosso papel de intervenção e de direcção da luta dos estudantes, uma vez que o nosso contributo é essencial para uma luta consequente e unitária.

No entanto, temos assistido a uma contínua desvalorização do movimento associativo estudantil e isto, não podemos de modo algum permitir. É necessário que todos nós, além de participarmos também incentivemos à participação, e valorizarmos a importância, dessa mesma participação. Neste sentido, camaradas, surgiu através da discussão colectiva a ideia de se realizar o Encontro Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico (ENAESB) na cidade do Porto, no próximo dia 20 de Janeiro na escola secundária Filipa de Vilhena. Será um momento de extrema importância onde teremos oportunidade de denunciar as políticas de direita deste governo, e de decidir a forma de lhes dar combate, criando unidade entre os estudantes de forma a avançarmos para grandes lutas. Se assim acontecer, esperamos receber associações de estudantes de todo o país com o desejo de entre eles ver a cara de muitos camaradas.

Todos nós aqui presentes temos um sonho, um sonho que está na constituição camaradas, porque com organização e intervenção podemos mudar a educação, e porque transformar é possível, vamos então transformar este nosso sonho em realidade.

Viva o X ENES
Viva a JCP

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg