35 anos da Juventude Comunista Portuguesa
Avante com Abril! Transformar o Sonho em Vida!
10-Nov-2014
A Juventude Comunista Portuguesa (JCP), a organização revolucionária da juventude portuguesa, comemora hoje 35 anos. Há precisamente 35 anos acontecia a unificação da União da Juventude Comunista (UJC) e da União de Estudantes Comunistas (UEC) de onde resultaria o nascimento da JCP. São 35 anos de resistência e de luta no nosso país pela construção de um futuro com dignidade para a juventude portuguesa, de uma democracia avançada que coloque os valores de Abril no futuro de Portugal, do socialismo e do comunismo.

Ao longo dos nossos 35 anos de história muitas foram as lutas que a juventude portuguesa travou e terá que continuar a travar para derrotarmos a política de direita e os governos que a servem. A JCP desempenhou, desempenha e continuará a desempenhar um papel insubstituível da dinamização e na consciencialização da juventude para a necessidade da luta e de que é com esta que alcançamos conquistas.
 
Hoje continuamos na luta no Ensino Secundário pela defesa da Escola Pública como conquista de Abril; pela avaliação contínua e pelo fim dos exames nacionais e das barreiras no acesso ao Ensino Superior; pela revogação do Estatuto do Aluno e pela Democracia nas escolas; pelo reforço do Orçamento de Estado para a Educação para que tenhamos condições materiais, humanas e pedagógicas; pela gratuitidade dos manuais escolares. Prosseguimos a luta no Ensino Superior pela sua gratuitidade e pelo fim das propinas; pela retirada do Processo de Bolonha de Portugal e por uma real reforma pedagógica que tenha em conta a realidade do nosso país; pela revogação do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior e pela defesa do carácter Público do Ensino Superior e da representatividade estudantil; pelo reforço do financiamento da Acção Social Escolar.

Continuamos na luta no Ensino Profissional pela dignificação deste ramo de ensino, pelo reforço do seu carácter público e gratuito. No trabalho lutamos e lutaremos contra a precariedade; contra este Código do Trabalho; contra o desemprego; contra os baixos salários; pela defesa da contratação colectiva; do trabalho com direitos.

A JCP comemora durante este ano os seus 35 anos em várias iniciativas e actividades das organizações regionais ou dos colectivos de base. Estamos a procurar realizar debates dentro das escolas secundárias em torno dos 35 anos. No dia 10 de Novembro teremos uma acção de contacto por todo o país em torno do nosso aniversário, o Agit também terá as suas páginas centrais dedicadas a esta data. No dia 15 de Novembro realizaremos uma iniciativa nacional de comemoração, que se vai realizar na Cidade do Porto, que constará de um concerto com Capicua,Mundo Segundo e convidados e NTS, a partir das 21h30 no HardClub.

A Juventude Comunista Portuguesa está estreitamente ligada à vida e dinâmica da juventude. Apesar da situação difícil que vivemos encaramos com uma enorme alegria e confiança a tarefa histórica que se nos coloca de transformar a nossa sociedade numa sociedade mais justa e fraterna. Acreditamos que é possível derrotarmos o capitalismo no nosso país, como também construir um
mundo de paz e de solidariedade entre os povos onde o imperialismo seja derrotado! Não baixamos os braços, porque sabemos que é invencível e imparável a causa pela qual lutamos, o socialismo e o comunismo!

Os valores de Abril são a nossa arma e são o nosso caminho, que vamos percorrer com a imensa força da luta da juventude.

Apelamos à juventude portuguesa que tome partido, que se organize na JCP, a organização revolucionária da juventude!
versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg