“Com a Luta da Juventude Adiante, Évora vai Avante!”
X Encontro Regional de Évora da JCP
12-Abr-2010
erevora.jpgDecorreu durante o passado dia 11 de Abril o décimo Encontro Regional da JCP tendo como lema “Com a Luta da Juventude Adiante, Évora vai Avante!”. Este foi um momento de grande alegria e combatividade da organização. As intervenções feitas referiram vários problemas da juventude do distrito, considerando-os consequência das políticas de direita levadas a cabo pelos últimos e actual Governos, PSD, CDS-PP e PS. Neste sentido a discussão realizada tocou em temas como: desemprego e precariedade laboral; exames nacionais, estatuto do aluno e EPE; processo de Bolonha, propinas e RJIES; encerramento de escolas; encerramento de centros de saúde; falta de apoios a associações culturais; problemas no subsistema de ensino profissionalizante; e outras questões do plano orgânico.

Também neste Encontro foi eleita a Comissão Regional que terá como tarefa fundamental dirigir o trabalho da JCP no distrito.

No seguimento desta importante iniciativa e no âmbito da preparação do 9º Congresso da JCP, realizamos a pintura de um mural que decorreu normalmente, quase até ao final, momento em que fomos confrontados, pela GNR, com a acusação de crime de dano. Defendemo-nos mostrando da lei 97/88 e o parecer favorável do tribunal constitucional relativamente à pintura de murais, como forma de propaganda política. A GNR não se importou com o que dissemos e identificou todos os nossos camaradas. Apesar de só ter visto um a pintar, considerou os restantes “cúmplices de um crime”, que sabemos ser legal. A discussão prosseguiu, agora era a vez de nos tirarem materiais (tintas, pincéis e um molde do 9º Congresso), recusamo-nos a entregar o que quer que fosse pois já tínhamos mostrado que a lei que permite esta forma de afirmação política. Após duas horas de discussão e mais um atentado aos direitos e liberdade, chegou um mandato de busca que permitia levar os nossos materiais, mas nesse momento dá-se mais uma chamada telefónica e, conclusão, um superior da GNR de Montemor-o-Novo deu ordem aos seus subordinados para que o mandato não fosse utilizado.

Conseguimos, vencemos mais esta pequena batalha mas continuamos identificados por exercer um direito. Continuamos a ser perseguidos porque combatemos o sistema capitalista, e defendemos, tal como ficou inscrito na parede: Pela Educação Pública, Gratuita e de Qualidade para TODOS! 9º Congresso da JCP, Com a Luta da Juventude Construir o Futuro! 22 e 23 de Maio. JCP Juventude Comunista Portuguesa”.

Apesar do confronto acima referido saímos deste Encontro mais fortes, com a certeza de que cada vez seremos mais, capazes de uma melhor preparação do 9º Congresso da JCP e com a certeza de que, com a luta organizada e os comunistas na sua vanguarda, é possível pôr fim a estas políticas, de exploração, injustiça e desigualdade. Com a Luta da Juventude Construir o Futuro!