Iniciativas da JCDU no distrito de Aveiro
JCDU reúne com bandas em S. João da Madeira e promove sessão de cinema em Ovar
22-Set-2013

No passado dia 21 de Setembro, sábado, a Juventude CDU realizou em S. João da Madeira, uma reunião com bandas jovens. Esta reunião visou aprofundar o conhecimento dos problemas que as bandas sentem em S. João da Madeira.

A política autárquica seguida em S. João da Madeira tem desprezado o trabalho que vários jovens músicos fazem com bastantes dificuldades. Não existem espaços públicos de ensaio onde as bandas possam ensaiar, evoluir e desenvolver um trabalho consistente. Espaços para tocarem são também praticamente inexistentes. As bandas convivem ainda com a falta de apoios a nível material, não havendo aqui também qualquer tipo de ajuda. A Juventude CDU entende que o direito à cultura deve ser uma prioridade no trabalho de qualquer autarquia. A promoção da cultura junto da juventude passa também pelo apoio aos jovens artistas para que estes possam desenvolver, progredir e divulgar o seu trabalho.

A Juventude CDU está solidária com a luta das bandas, e vai desenvolver trabalho no sentido de haver em S. João da Madeira espaços de ensaio para as bandas e que mais espaços públicos possam ser disponibilizados para que estas possam divulgar e promover o seu trabalho.

 

Também no sábado, mas em Ovar, a Juventude CDU realizou uma Sessão de Cinema em que exibiu o filme Cinema Paraíso de Giuseppe Tornatore.

Esta iniciativa teve como principal objectivo denunciar a inexistência de um cinema em Ovar. De facto em Ovar apenas existem pipocas, cinema nem vê-lo. Os cinemas mais próximos encontram-se em Espinho ou em Estarreja. A Juventude CDU entende que faz falta um cinema em Ovar, não apenas um cinema que passe filmes comerciais, mas que tenha uma programação diversificada que mostre aos jovens e à população de Ovar o que há de melhor na 7.ª arte.

Entendemos ainda que a política cultural no concelho deve ser diferente. Exigimos uma agenda cultural diversificada e de qualidade que chame e cative os mais jovens; são necessários espaços públicos para que as bandas, grupos de teatro e outros artistas possam ensaiar; é fundamental que seja recuperado o Festival de Curtas e que este seja aberto à criatividade e ao talento dos jovens cineastas; é preciso apoiar o trabalho que o movimento associativo realiza. Estas são só algumas propostas que devem ser concretizadas a nível cultural, e que entendemos que devem ser levadas avante.

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg