nota de imprensa
Cartao bancario para almoçar nas cantinas da UL tem valor minimo de carregamento que chega aos 20€
24-Fev-2014
A exigência da obrigatoriedade de um cartão associado a um Banco, para poder tomar refeições  na cantina da Universidade de Lisboa, é algo que não faz sentido aos estudantes universitários. Pois, existem estudantes que não se sentem confortáveis em facultar os seus dados a uma entidade bancária, mas acabam por ser pressionados, por causa da situação de exclusividade que a entidade mantém, a fazê-lo, visto que em caso contrário não poderiam  usufruir dos serviços da cantina e num futuro próximo nem das bibliotecas da Universidade de Lisboa.

Mas o caso mais grave será, pois, na Faculdade de Belas-Artes onde o carregamento mínimo é de 20 euros e apenas é possível fazê-lo por multibanco. O que torna o estudante, que simplesmente não tem 20 euros disponíveis, impossibilitado de fazer uma refeição mais barata no bar da sua Faculdade.
´
Será também importante referir que não é possível receber de volta o dinheiro que não foi gasto e se mantém no cartão.
É, portanto, necessário que aconteça uma mudança no que diz respeito ao uso dos cartões, estes devem mudar para cartões que sejam administrados pela Universidade de Lisboa, criando assim um serviço autónomo e uniforme em todas as Faculdades que consiga corresponder melhor às necessidades dos estudantes do Ensino Superior.

A Direção da Organização do Ensino Superior de Lisboa da JCP