15.ª Conferência Nacional do Ensino Superior da JCP
Pelo Ensino Superior Público: com a luta o conquistámos, com a luta o defendemos!
16-Mar-2015

15a.cnes.png
Realizou-se no passado Sábado, dia 14 de Março, em Coimbra, a 15.ª Conferência Nacional do Ensino Superior da JCP.

Esta Conferência juntou no Teatro Paulo Quintela, na Faculdade de Letras de Coimbra, mais de uma centena de estudantes para discutir a situação política do Ensino Superior, a luta dos estudantes e o papel da JCP nas escolas. Uma Conferência que teve no seu processo preparatório a sua maior riqueza, com dezenas de reuniões dos colectivos da JCP, de debates abertos a todos os estudantes, com milhares de acções de contacto e discussão, ao longo de cinco meses de preparação, de ampla discussão democrática. Essa abertura reflectiu-se na grande quantidade de amigos da JCP que participaram na Conferência.

Nas 42 intervenções feitas nesta Conferência, o diagnóstico sobre a situação do Ensino Superior em Portugal ficou claro: a política de direita que PS, PSD e CDS têm aplicado nos sucessivos governos levou a uma situação devastadora neste grau de ensino. As propinas, maior barreira de acesso; o Processo de Bolonha, que agravou muito os custos do ensino e agravou problemas pedagógicos; a redução do valor e do número de bolsas e os ataques a outras formas de Acção Social Escolar; os ataques à democracia nas escolas, impulsionados pelo RJIES; a falta de condições materiais e humanas e os problemas pedagógicos resultantes de anos a fio de desinvestimento e sub-financiamento, são elementos de uma política que pretende elitizar e privatizar o Ensino Superior. Uma política que tem dado passos significativos nos último anos, com medidas que vão mais longe no ataque aos direitos dos estudantes, que foram analisados nesta Conferência. Foi também feito um balanço da luta dos estudantes ao longo dos últimos anos, quais as linhas de trabalho para o reforço da luta; qual o papel da JCP no desenvolvimento da luta dos estudantes. Todos esses aspectos foram reflectidos na Resolução Política, que foi aprovada por unanimidade nesta Conferência.

Foi ainda eleita a nova Direcção Central de Ensino Superior da JCP.

A 15.ª CNES, sendo o momento mais importante da Organização do Ensino Superior da JCP, foi também um importante contributo para o movimento estudantil português, ímpar pelo espaço de discussão de tal forma amplo que representou, na Conferência em si mas também nos meses que lhe antecederam.

Os estudantes que participaram nesta CNES saíram desta conferência com mais força e mais instrumentos para o reforço da luta dos estudantes, como ficou expresso na moção "Todos ao 24 de Março!" aprovada na CNES, que estabeleceu um compromisso dos estudantes comunistas para com a dinamização do dia de luta que será este 24 de Março, Dia Nacional do Estudante, assim como para com o reforço da luta dos estudantes todos os dias, nas escolas e nas ruas, em defesa do Ensino Superior tal qual ele está consagrado na Constituição.

Pelo Ensino Superior
Público: com a luta o conquistámos, com a luta o defendemos!


Mais fotografias aqui.

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg