Saudação à luta dos Estudantes do Ensino Secundário e Básico - 23 de Outubro
23-Out-2014

23out2014_lisboa.jpg

Cada vez mais se acentuam os resultados da política de direita praticada pelos sucessivos Governos  PSDe  PS, com ou sem CDS, nas escolas do nosso país, política esta assente em cortes atrás de cortes no financiamento da Educação, com o objectivo  de destruição da Escola Pública.
 
Esta política, e seus praticantes são responsáveis por haver centenas de Escolas com obras paradas no nosso país, por haver falta de 6.000 funcionários nas nossas Escolas, por estarem obras paradas ou nem começadas em muitas escolas, por não haver aquecimento nas salas de aula, por não haver professores para todos os alunos, por  se generalizar a privatização de bares e cantinas, com respectivos aumento de preços, por haver hoje milhares de estudantes por todo o país que não têm todos os manuais escolares, todos os materiais necessários para as aulas, por crescer o número de estudantes obrigados a  abandonar a escola por não terem dinheiro para pagar, por exemplo, o Passe Escolar ou  outros custos de frequência.
 
Uma política reposponsável, por atentar contra o direito a estudar, e a estudar de forma digna e com qualidade. Um cenário de uma ofensiva brutal, agravada com anuncio de novo corte de 700 milhões de euros na Educação, no Orçamento de Estado para 2015, que ira piorar ainda mais esta situação! 
 
É neste contexto que a Juventude Comunista Portuguesa saúda e valoriza todas as acções de luta que os estudantes têm vindo a desenvolver desde o ínicio do ano lectivo  na defesa da Escola Pública, Gratuita e de Qualidade!
 
Uma luta que se tem desenvolvido e intensificado e que tornou o 23 de Outubro como um grande dia de luta dos Estudantes do Ensino Secundário e  Básico por todo país, nas escolas e nas ruas. São exemplos as lutas travadas em vários concelhos nas Regiões de Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Portalegre, Setúbal, Aveiro, Leiria, Évora ou Santarém .
 
A JCP, a juventude revolucionária da juventude portuguesa, apela que os estudantes continuem a luta nas suas escolas e nas ruas em defesa da escola a que temos direito: Pública, Gratuita e de Qualidade! Que continuem a lutar pela demissão deste Governo, que não serve os interesses da juventude portuguesa, que continuem a luta pela construção de uma política alternativa, que coloque os valores de Abril no futuro de Portugal.  
 

 

23out2014_braga.jpg

 Braga

23out2014_joaobarros.jpg

 Seixal 

23out2014_campomaior.jpg

 Campo Maior

23out2014.jpg


 Barreiro 


versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg