Dia Internacional da Mulher
8 de Março, dia de luta!
08-Mar-2010
8maro2010_c.jpgNo dia 8 de Março, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, na 2ª Conferência Internacional de Mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, por proposta de Clara Zetkin , comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher" em homenagem às mulheres trabalhadoras.
É sobretudo no trabalho que as jovens enfrentam mais discriminações, nomeadamente, no acesso ao emprego, no salário – que é em média 25% inferior ao dos homens – no incumprimento da legislação em relação à maternidade, na progressão na carreira, entre outros.
A precariedade afecta especialmente as jovens trabalhadoras com idades inferiores a 30 anos. Aos contratos a prazo, estágios não remunerados, o trabalho temporário ou os falsos recibos verdes, estão frequentemente associados a baixos salários e às discriminações salariais, mas também às más condições de trabalho e à redução de direitos.
Em Portugal existem mais de 260 mil jovens trabalhadores desempregados, 53% dos quais são raparigas.
Muitas vezes as jovens trabalhadoras vêem negado o direito à maternidade digna e segura. A entidade patronal, com a cumplicidade do governo, pressiona as jovens trabalhadoras a não terem filhos ou não renova os contratos às jovens que engravidam.

Porque só a luta é o caminho, comemorar o dia 8 de Março – dia Internacional da Mulher – É participar na Manifestação de Jovens Trabalhadores convocada para o dia 26 de Março pela CGTP-IN/INTERJOVEM em Lisboa.
Junta-te à Luta contra o desemprego, a precariedade, a facilidade de despedimentos, os baixos salários, o bloqueio da contratação colectiva, desregulamentação do horário de trabalho.