NOTA DE IMPRENSA Juventude do Mundo a Caminho da Venezuela
02-Ago-2005
Nas vésperas da realização do 16º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, sob o lema “Pela Paz e a Solidariedade, Lutamos contra o Imperialismo e a Guerra”, um pouco por todo o mundo, os Comités Nacionais Preparatórios ultimam os preparativos para a sua realização e a participação no Festival.

Desde 1947, ao longo das suas quinze edições, os Festivais Mundiais da Juventude e dos Estudantes (FMJE) assumem-se como uma realização do movimento juvenil e estudantil, correspondendo à necessidade que os jovens sentem de discutir as questões que lhes dizem respeito, de trocar experiências e conviver, de propor soluções para problemas como a paz, a educação, o emprego, a solidariedade, a democracia, o ambiente e os direitos humanos, temas que estiveram sempre na primeira linha dos debates travados.

Perspectiva-se uma participação de mais de dez mil jovens, oriundos de mais de uma centena de países. O Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes é a maior iniciativa a nível internacional, organizada pelo movimento juvenil e estudantil, anti-imperialista, anti-fascista e anti-colonialista. Trata-se dum Festival de luta e reivindicativo por um mundo mais justo, de paz, de Solidariedade e Cooperação entre os povos, pelo respeito à independência e soberania entre os povos.

O Comité Nacional Preparatório Português formado em Outubro do ano passado, envolveu mais de 50 associações e organizações juvenis, com as áreas de intervenção bem distintas, desde associações de estudantes, a associações desportivas, de âmbito cultural, incluindo a participação de grupos de teatro e de associações de animação cultural e social, associações de paz, e associações de intervenção político-social, num total de 10 Distritos do país, no trabalho de preparação do Festival. A participação das associações em todo o processo foi muito activa tanto na discussão de ideias como de iniciativas, de uma enorme riqueza dada a grande diversidade de sensibilidades e de intervenção.

A Delegação Portuguesa ao 16º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes é constituída por cerca de 60 jovens, que participam nas associações juvenis e jovens que participam a título individual. È uma delegação muito alargada constituída por jovens de diversos pontos do país e com diversas actividades, tornando rica a nossa participação no festival alargada e com maior amplitude nas diversas actividades a participar.

Os delegados portugueses partem de Portugal no dia 5 de Agosto de manhã, rumo à Venezuela, com expectativas de uma grande Festival e dos eu maior sucesso, para a luta dos direitos dos jovens, por um mundo melhor para todos.

Para mais informações contactar Paula Santos pelo telemóvel 962353930, ou pelo e-mail: cnp_portugal@sapo.pt.

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg