Diário do 17º FMJE
11-Dez-2010
16 de Dezembro de 2010 - Dia 4

No dia 4 do 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, a delegação portuguesa participou nas actividades que hoje eram subordinadas à luta na África do Sul. Na conferência principal do dia assinalou-se o dia da Reconciliação Nacional e houve importantes testemunhos relativos à luta pelo fim do Apartheid na África do Sul.

Da parte de tarde, foi abordada a temática da libertação de Angola e Namíbia com a comemoração da Batalha de Quito Carnaval, homenageando os camaradas cubanos que pagaram com as suas próprias vidas a solidariedade com a libertação dos povos destes países.

15 de Dezembro de 2010 - Dia 3

O terceiro dia do 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes foi dedicado ao continente americano. Neste dia, a delegação participou e interveio na Conferência Lutamos contra o Imperialismo pela Paz, Soberania e Solidariedade, nos seminários Os obstáculos imperialistas à luta e organização da juventude não nos vão parar, Desemprego e Precariedade são meios para a exploração e lucro capitalista, Não às bases militares no meu país e no mundo, A manipulação dos media e da informação por parte do imperialismo e as alternativas – “Cuidado com os media!”, Juventude: uma força na construção da Paz”, “Educação ambiental no ensino público: um direito de todos e não uma responsabilidade individual”; e ainda no workshop O Desporto é um direito e uma arma contra o Imperialismo.

Ao mesmo tempo que decorriam as actividades culturais com grupos musicais oriundos do Brasil, de Cuba, entre muitos outros, a delegação participou no Torneio de Futebol, sob o lema: Dá um chuto no Imperialismo. Este foi mais um momento do Festival de reforço dos laços de amizade e solidariedade entre a juventude do mundo.



 


 

 

14 de Dezembro de 2010 - Dia 2

concertomusica.jpgconfeducacienciacult.jpgOforumsolidariedadesaaraocidental.jpg segundo dia do Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes tem como tema a região africana. Neste dia, a delegação portuguesa participou na Conferência Exigimos Educação, Ciência, Cultura e Informação pública, gratuita e universal ao serviço dos povos; nos seminários A Habitação é um direito de todos, Temos direito ao trabalho com direitos, O Imperialismo não nos derrubará: não aceitamos a perseguição ao movimento juvenil anti-imperialista e Igualdade entre homem e mulher e ainda no Fórum de solidariedade com o Sahara Ocidental.

Nas participações, a delegação portuguesa deu o testemunho português relativo a cada tema e teve oportunidade de conhecer as diferentes realidades expressas por cada participante. O Festival continuou depois dos painéis com concertos de música africana

A delegação portuguesa é também uma presença constante na Feira da Solidariedade, com materiais informativos das várias organizações que compoem o Comité Nacional Preparatório. 

13 de Dezembro de 2010 - Dia 1

A Delegação Portuguesa chegou à África do Sul, depois de vários meses na preparação do 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes.

A Delegação participou na cerimónia de abertura, que contou com a presença de vários artistas sul-africanos. Na cerimónia intervieram o Secretário-Geral da FMJD, que leu a saudação ao Festival de Fidel Castro, o Presidente do Comité Organizador Internacional, o Presidente do Comité Nacional Preparatório Sul-africano, o Presidente da Câmara Municipal de Tshwane, cidade onde decorrem os eventos principais, e o Presidente da África do Sul, Jacob Zuma.

Nesta cerimónia participou também a larga maioria das delegações que vieram ao Festival, tornando-a num grande momento de solidariedade anti-imperialista, que continuará certamente nos próximos dias. 

delegacaoportuguesa.jpgcarimoniaabertura.jpg 

 

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg