Comunicado da direcção nacional da JCP, reunida a 11 e 12 de janeiro de 2014, em lisboa
AVANTE COM ABRIL!
13-Jan-2014
A Direcção Nacional da Juventude Comunista Portuguesa, reuniu no Centro de Trabalho Vitória (Lisboa), a 11 e 12 de Janeiro de 2014.

Na reunião foi discutida e aprovada a Proposta de Resolução Política do 10º Congresso da JCP. Este documento será agora publicado para discussão nos colectivos e noutras iniciativas promovidas pela JCP, onde se procurará envolver todos os militantes assim como muitos outros jovens que queiram participar e envolver-se nesta discussão.

A DN da JCP iniciou assim a 3ª fase preparatória do Congresso, na qual, além das referidas discussões, lança uma forte dinâmica na divulgação, esclarecimento e mobilização para o Congresso, que se realiza nos dias 5 e 6 de Abril na Faculdade de Medicina Dentária, em Lisboa.

A DN da JCP sublinha a importância do envolvimento de todos os militantes nesta derradeira fase de construção do 10º Congresso, apelando a um extraordinário empenho no sentido da organização cumprir os objectivos a que se propôs no plano político, na dinâmica de luta e mobilização juvenis, no recrutamento de novos militantes e na recolha financeira. A emissão e entrega de um novo cartão para todos os militantes, revela-se como uma grande oportunidade para o contacto generalizado com toda a organização.

Nesta reunião foi ainda analisada a gravíssima situação que a juventude portuguesa atravessa, decorrente de 38 anos de política de direita e, dentre eles em particular, os últimos dois e meio que correspondem à aplicação do Pacto de Agressão que PS, PSD e PP subscreveram com FMI, BCE e CE.

A destruição da educação pública, através da sua privatização e elitização, o desemprego massivo e a generalização até à quase totalidade dos jovens trabalhadores da precariedade, o aumento brutal do custo de vida, a emigração forçada de milhares de jovens todos os meses, a destruição do acesso e fruição à cultura e desporto são tudo marca deste Governo PSD/PP e da sua governação. Ao aprovar o OE2014, Governo e Presidente da República ditaram que o ano que agora começa será ainda pior.

A DN da JCP debateu e traçou linhas de orientação para a continuidade da luta de todos os dias da juventude portuguesa nas escolas e nos locais de trabalho. A DN sublinha a importância estratégica que este ano assumem as comemorações do 24 e 28 de Março (dia do Estudante e da Juventude, respectivamente) e reafirma a sua confiança de que estas constituirão um contributo decisivo para derrotar esta política e demitir este governo, para que se realizem eleições legislativas e o poder seja dado ao povo para escolher o caminho que quer para si e para Portugal.

A DN da JCP decide o envolvimento de toda a organização nas comemorações dos 40 anos do 25 Abril, participando nas iniciativas populares e dinamizando outras, intervindo para que se aprofunde o conhecimento das conquistas ocorridas, do papel da luta do povo e da juventude portuguesa e, assim, se projecte a actualidade dos valores de Abril no presente e futuro de Portugal.
Neste âmbito, a JCP decidiu integrar a plataforma “40.25”, juntando-se a outras organizações juvenis que estão na dinamização das comemorações do 40º aniversário da Revolução de Abril. De todas as actividades a realizar no âmbito desta plataforma, destacamos a realização da 5º edição do acampamento da Paz a realizar no Verão.

A JCP apela à ampla participação de toda a juventude nas comemorações que se desenvolverão por todo o país. A luta que se desenvolve e amplia contra a política de direita deve ser aliada à defesa intransigente das conquistas da Revolução e Constituição da República Portuguesa.

Ainda este ano, a 25 de Maio, terão lugar as eleições para o Parlamento Europeu, batalha em que a JCP se empenhará profundamente, dando mais força à CDU e ao combate contra a política de direita, quer em Portugal, quer no quadro do Parlamento Europeu. A dinamização da Juventude CDU, em conjunto com a Ecolojovem e onde teremos de envolver muitos outros jovens sem filiação partidária, com dinâmica e campanha próprias, é um aspecto importante da luta que travaremos nesta batalha eleitoral.

2014 é ainda o ano em que a JCP assinala os seus 35 anos, aspecto que certamente marcará parte da iniciativa politica e que terá reflexo na 38º edição da Festa do Avante nos dias 5, 6 e 7 de Setembro.

Dando seguimento ao trabalho desenvolvido no plano internacional, a JCP intensificará o seu trabalho de solidariedade internacional, com vista ao aprofundamento dos seus laços com as organizações progressistas que, no quadro dos seus Comités Nacionais Preparatórios deram um importante contributo para o êxito do 18º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, realizado em Quito (Equador), em Dezembro de 2013, assim como ao reforço da FMJD e do seu papel de pólo anti-imperialista, um dos aspectos centrais da luta que os jovens do mundo travam.

O ano que agora começa será de grande intensidade e exigência para todos os que lutam contra a política de direita. Enfrentar todos os desafios que se colocam à juventude e ao povo portugueses exigirá determinação e coragem, militância e abnegação. Porém, na batalha que temos pela frente temos a certeza que o êxito do 10º Congresso da JCP e o desenvolvimento da luta da juventude serão decisivos contributos para tirar Portugal da miséria, romper com as injustiças e as desigualdades, e abrir caminho para a alternativa que o povo e o país precisam: um Portugal de direitos e realização individual e colectiva, com os valores de Abril no seu presente e futuro!

A DN da JCP
12 de Janeiro de 2014