Colectivo do ISEG prepara 9° Congresso da JCP
02-Mar-2010
oesl1.jpgNa passada quinta-feira, 25 de Fevereiro, reuniram-se no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, cerca de 30 militantes e amigos da JCP num jantar-debate com o camarada Sérgio Ribeiro, membro do Comité Central do PCP.

Nesta iniciativa, organizada pelo colectivo do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa no âmbito do IX Congresso da Juventude Comunista Portuguesa, discutiu-se numa perspectiva marxista o porquê das crises capitalistas, as suas consequências e as soluções de esquerda para a resolução. Este debate assume especial importância, nos dias de hoje, uma vez que a ofensiva ideológica nos cursos de economia é grave e feita sem qualquer pudor. O ensino da economia em Portugal põe de lado Marx e as teorias económicas marxistas-leninistas; só de quando em vez se fala de Marx e Engels, mas sempre de forma rápida, não atribuindo grande importância ao contributo que deram ao estudo das sociedade e economia. Deste modo, o debate serviu também para trocar ideias, entre alunos e antigo professor de ciência económica, sobre o estado actual das faculdades de economia portuguesas e como eram antes e depois do 25 de Abril de1974 - tendo concluído os presentes que a ofensiva ideológica e o encobrimento de Marx são agora mais graves e profundos do que alguma vez imaginariamos desde o 25 de Abril.