Solidariedade com os povos do continente africano
Sobre os naufrágios no mar Mediterrâneo
27-Abr-2015
A JCP expressa a sua profunda solidariedade para com os povos do Continente Africano forçados a fugir da guerra, da fome e da miséria e manifesta o seu profundo pesar pela morte de milhares de pessoas nos naufrágios no mediterrâneo. 
 
Estes naufrágios no mar Mediterrâneo não são de agora e já vitimaram dezenas de milhares de pessoas. São fruto do sistema capitalista e das suas grandes potências como a União Europeia e a NATO pelos seus objectivos e natureza têm linhas políticas e de acção de guerra, ingerência e de domínio económico – são estas mesmas instituições que agora se dizem “alarmadas” e “preocupadas”, mas que na prática promoveram e continuam a promover a desestabilização de vários países ou seja, são causadoras desta  situação dramática. É impossível desligar das suas acções a onda de imigração que hoje assistimos no Continente Africano e no Médio Oriente. Pessoas que procuram paz e aspiram a uma vida melhor fogem da contínua instabilidade, do ambiente de insegurança e da pobreza extrema.
 
A JCP e o PCP responsabilizam e condenam a resposta cínica da União Europeia e de vários governos que escondem as verdadeiras razões da imigração em massa destes povos e que desresponsabilizam o papel do sistema capitalista e do imperialismo nas últimas tragédias no mar Mediterrâneo. Não criam uma resposta que resolva os problemas que estão na origem desta situação, não aplicam quaisquer medidas de protecção efectiva destas pessoas. Pelo contrário a resposta que apresentam aprofunda uma visão securitária da imigração, que irá agravar esta situação, e potencia a ascensão de forças xenófobas, racistas de extrema-direita.
versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg