NOTA DE IMPRENSA Reunião da Direcção Central do Ensino Superior
12-Mar-2008
A Direcção Central do Ensino Superior (DCES) da Juventude Comunista Portuguesa (JCP), reunida em Coimbra, no dia 23 de Fevereiro, considera que as políticas do actual governo PS continuam no sentido de pôr fim ao Ensino Superior Público, Gratuito e de Qualidade para todos, consagrado na Revolução de Abril. Com a transição para o Processo de Bolonha centenas de estudantes sentem diversos problemas, como a falta de equivalências que impedem a continuação do curso, inexistência de material nas instituições que permita responder às novas exigências do curso (como no curso de Electrotécnica na FCT), entre tantos outros exemplos…

Pois é, o tempo passou e o que Bolonha trouxe consigo foi o aprofundamento das desigualdades socio-económicas entre os estudantes, com a diminuição das licenciaturas para 3 anos e a existência de um 2º ciclo (4º e/ou 5º ano) enganosamente chamado de mestrado, cuja frequência é impossível para a grande maioria dos estudantes. O seu valor astronómico, que em alguns casos já atinge os 15 mil euros por ano, deixa muitos estudantes à porta e com a sua formação incompleta.

O RJIES começa também a mostrar a sua verdadeira face e os seus claros objectivos de beneficiar o grande capital, de entregar a sua gestão a empresas, fazendo dos estudantes seus clientes, e tornar privadas as escolas do ensino superior.

Os estudantes e as suas famílias vivem em grandes dificuldades para poder garantir a frequência no ensino superior, ao mesmo tempo as propinas aumentam, e a ASE (Acção Social Escolar) não tem o financiamento devido para garantir apoios sociais.

Mesmo sabendo desta grave situação o Governo continua a pôr de parte de parte o investimento nos sectores prioritários (educação, saúde, habitação) e, para agravar dá livre arbítrio aos bancos para que estes garantam empréstimos aos estudantes. É inadmissível que o PS defenda que a juventude dê inicio à sua vida, como trabalhador, estando automaticamente endividado.

Para a JCP as actuais políticas do Governo, que só têm servido para destruir o ensino público, afastar milhares de estudantes da conclusão dos estudos, etilizando-o cada vez mais, somente beneficiam os Srs. do dinheiro. Prejudicam estudantes filhos de trabalhadores e o desenvolvimento do país.

Exigimos que o governo cumpra a constituição da República Portuguesa e que garanta a Educação, Pública, Gratuita e de Qualidade, Democrática e para Todos.

Apelamos a que todos os estudantes do Ensino Superior se unam em torno das suas reivindicações, confiantes que defendem o mais justo e correcto para si e para o país e que só a luta é o caminho contra estas políticas anti-democraticas e anti-constitucionais!

Direcção Central do Ensino Superior (DCES) da JCP

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg