NOTA DE IMPRENSA da Comissão Regional de Setúbal da JCP
Saudação à luta dos estudantes do Básico e Secundário de dia 18 de Março
20-Mar-2015
Os estudantes do Básico e Secundário saíram à rua no distrito de Setúbal no passado dia 18 de Março. Numa altura de final de período, os estudantes dos concelhos de Setúbal, Barreiro, Almada e Seixal vieram exigir investimento para a Educação e que esta seja Pública, Gratuita, Democrática e de Qualidade para todos. Estudantes das escolas secundárias: Lima de Freitas e Sebastião da Gama em Setúbal; Romeu Correia, Cacilhas e Monte da Caparica em Almada; João de Barros e Manuel Cargaleiro no Seixal; Augusto Cabrita, Alfredo da Silva e Casquilhos no Barreiro; responderam ao apelo lançado pelo Movimento Associativo Estudantil nacional.
 
20150318_barreiro.jpg
 
A Educação tem estado sobre forte ataque por parte deste Governo PSD/CDS. Só este ano foram cortados 704 milhões de euros no Orçamento de Estado 2015. As escolas não têm dinheiro hoje para um conjunto de tarefas que são básicas. Despedem-se funcionários, aumentam-se turmas, reduzem-se os quadros de professores. Ataca-se e destrói-se a escola pública. Continua-se a ter aulas em contentores e em verdadeiros estaleiros de obras como é o caso da Escola Secundária do Monte da Caparica e da Escola Secundária João de Barros. Escolas que tiveram obras estão já com problemas. Pode-se mesmo dizer que a Parque Escolar ficou com o dinheiro e os estudantes com os buracos. Chove em blocos, caiem quadros em cima de estudantes, como acontece na Lima de Freitas. Falta luz nas salas de artes e uns simples bebedouros como acontece na Sebastião da Gama. Há escolas que continuam sem pavilhão o caso da Secundária de Casquilhos. Outras que precisam urgentemente de obras, Alfredo da Silva, Augusto Cabrita, ou a Manuel Cargaleiro onde existem ainda estruturas de amianto.
 
Não há condições! Esta é a realidade nas escolas. Não há condições nos edifícios, nas salas de aula, nas cantinas. Falta qualidade ao nosso ensino e este está cada vez mais elitizado. São milhares os estudantes que hoje não conseguem comprar todos os manuais escolares e restante material escolar. Faltam apoios sociais. É necessário o passe 4_18 seja reposto. É fundamental que a avaliação contínua seja justa e efectivamente valorizada em todos os seus aspectos. É necessário defender a democracia dentro das escolas e a efectiva participação dos estudantes nas decisões que tem a ver com o futuro da escola. 
 
A Comissão Regional de Setúbal da Juventude Comunista Portuguesa saúda a luta dos estudantes do Básico e Secundário que hoje teve lugar por todo o país e no distrito de Setúbal em particular. Apelamos a que todos os que hoje saíram à rua em defesa dos seus direitos se mantenham unidos e resistam de forma determinada aos ataques que a Escola Pública hoje sente. Reforçar a união dos estudantes, reforçar a sua luta, é o caminho para conseguirmos defender e conquistar aquilo que é dos estudantes por direito. Uma Escola Pública, Gratuita, Democrática e de Qualidade para todos! A luta continua!     
 
 
A Comissão Regional de Setúbal da JCP
versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg