TOMADA DE POSIÇÃO
Plataforma da DGES pode deixar alunos sem um mês de bolsa
14-Out-2014

Assim não pode ser! Os estudantes exigem as bolsas que são suas por direito!

 

Como foi recentemente noticiado, muitos estudantes poderão ver-se pelo menos sem um mês de bolsa de estudo, devido a uma “lentidão” da plataforma informática, que não aguentou o número de candidaturas que estavam a ser submetidas. Por causa do aumento do tráfego na plataforma, muitos estudantes não conseguiram enviar as informações e documentos necessários para a iniciação do processo de requerimento de bolsa de estudo, tendo em conta que todo o processo de candidatura é deliberadamente burocrático e complexo, prejudicando a agilidade e a simplificação do processo de submissão da candidatura, dificultando o acesso de muitos estudantes à bolsa que lhes pertence por direito. 

O que o Governo PSD/CDS quer com esta “desculpa” é fazer com que os estudantes que não conseguiram proceder ao envio dos dados para a plataforma da DGES, vejam a sua bolsa de estudos, caso seja atribuída, cortadada em um mês  seu pagamento , pois segundo o Governo só serão pagos aos alunos os valores que correspondem aos meses posteriores ao momento da candidatura. Ou seja, os que não conseguiram realizar a candidatura até dia 30 de Setembro, porque a plataforma informática não o permitiu, vão ver as suas bolsas de estudos reduzidas, aumentado ainda mais as dificuldades porque milhares de estudantes passam todos os anos para conseguirem fazer face às inúmeras despesas que lhes são impostas pela política de direita. 

Como já percebemos, os sucessivos cortes na Ação Social têm feito com que esta não corresponda às necessidades dos nossos estudantes, nem esteja adequada à realidade socioeconómica do nosso país, onde muitas vezes as famílias endividam-se para poderem pagar os estudos dos seus filhos. Ou vemos estudantes que se vêm obrigados tentar a sua sorte em programas de financiamento “milagrosos”, mas quando analisamos bem todas as contrapartidas dos mesmos, percebemos que se por algum constrangimento o estudante não conseguir finalizar os estudos no período normal, terá que devolver o valor que lhe foi atribuído na totalidade. Ou como os muitos milhares de estudantes que são forçados a trabalhar para poderem pagar os seus estudos, ficando assim com menos tempo para se dedicarem ao estudo. 

Num momento em que o Governo anuncia programas duvidosos (como o “retomar” ou o “superior mais”), procurando substituir a Acção Social Escolar por estes remendos financiados pela UE, é inadmissível que se corte na Acção Social, que se invente desculpas de mau pagador para não entregar as bolsas que são devidas aos estudantes.


Fica mais uma vez demonstrado que este Governo não pode continuar a exercer funções, e que cada dia que passa com este Governo no poder a vida do povo português fica pior. As trapalhadas deliberadas deste Governo reforçam a necessidade e a urgência da demissão deste Governo e da convocação de eleições antecipadas, e a JCP apela a que os estudantes continuem a fazer deste início de ano lectivo um grande período de luta contra estas políticas de destruição do Ensino Superior público.

Entreguem as bolsas aos estudantes!

Por uma Acção Social justa, pelo Ensino Superior público, a luta continua!


Secretariado da Direcção Central de Ensino Superior da 
Juventude Comunista Portuguesa

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg