QUEM FAZ A GUERRA, NÃO QUER A PAZ!
30-Abr-2010
flul.jpgNo passado, dia 29 de Abril, teve lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, um debate organizado pela JCP, no quadro da campanha "Paz sim, NATO não!", sob o lema: Quem faz a guerra, não quer a paz!

Este debate contou com a presença de Tiago Vieira, Presidente da Federação Mundial da Juventude Democrática e Gustavo Carneiro da Direcção do CPPC. Esta foi uma importante iniciativa de denúncia da NATO com um bloco político-militar ao serviço do imperialismo  e de mobilização da juventude em torno da campanha acima referida, que decorrerá até Novembro, altura em que Portugal será placo de mais uma vergonhosa Cimeira da NATO.

Na discussão, foram referidos os objectivos históricos da criação da NATO, assim como o consecutivo alargamento do conceito estratégico, alargamento argumentos e áreas de intervenção, assim como a luta histórica da juventude portuguesa contra esta estrutura, de que Portugal fascista foi membro fundador.

Ficou clara a necessidade da luta pela paz, como expressão da luta pelos direitos da juventude, com o reforço quer campanha "Paz sim, NATO não!" e da sua petição - http://www.pazsimnatonao.org/peticao/ - quer no quadro da preparação do 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, a ter lugar em Dezembro, na África do Sul.

Por último, foi reafirmada a exigência da dissolução da NATO e da retirada das tropas portuguesas das suas missões, assim como o cumprimento da Constituição da República Portuguesa, reforçando que só será será possível um mundo de paz duradoura e amizade entre os povos, com a derrota do imperialismo.