nota de imprensa
JCP solidária com os estudantes do Ensino Básico e Secundário em luta por todo o País!
30-Out-2013

beja30out.jpg

lisboa30out.jpgA Juventude Comunista Portuguesa saúda todos os estudantes do Ensino Básico e Secundário, que desde o desastroso início de ano lectivo, têm lutado pela escola a que têm direito, e cujo seu descontentamento teve grande expressão hoje, num grande dia de luta dos estudantes de norte a sul do país. 

“Mais condições materiais!”, “Não aos cortes na educação”, “Está na hora do governo se ir embora” foram algumas das justas reivindicações que os estudantes fizeram ouvir por todo o país.

As políticas de direita deste governo PSD/CDS-PP, apenas têm em vista a destruição da escola pública, e são cada vez mais os estudantes que se encontram a estudar em escolas degradadas ou em escolas com obras paradas. Muitas foram as escolas que, ilegalmente, abriram sem funcionários que garantissem o funcionamento dos serviços escolares e muitos são os estudantes, que se encontram a estudar em turmas de mais de 30 alunos, devido à falta de professores.  

“Não há dinheiro para a educação”, diz o governo. Mas os estudantes sabem dos “euros” entregues aos bancos e ao grande capital e sabem dos “euros” que o governo pretende entregar ao ensino privado, com o “cheque-ensino”. Mais uma tentativa de desresponsabilizar o governo dos seus deveres para com a escola pública, empurrando os estudantes para as escolas privadas.

Querem elitizar o ensino, tornando-o apenas para quem tiver condições financeiras. Aumentam o preço dos manuais escolares, rondando os 300 euros; terminam com o passe escolar 4_18;  e aumentam os custos dos serviços escolares.

 Mas os estudantes não abdicam da escola pública e hoje, mais uma vez, nas ruas e nas suas escolas, chumbaram o novo orçamento de estado, que prevê um corte de 500 milhões de euros na educação, vindo apenas agravar todos os problemas que já se faziam sentir no ano passado.

Muitas foram as lutas que hoje, se desencadearam por todos o país, demonstrando que os estudantes não estão com este governo, nem com as suas políticas. Mas a luta não fica, nem pode ficar por aqui, e hoje, os estudantes saíram mais fortes e combativos, para continuar a luta pela escola pública, a escola a que tem direito!

A JCP está solidária com a luta dos estudantes e apela a todos a continuidade e intensificação das acções de luta, afirmando esta, como o único caminho para a defesa da escola de Abril, a escola pública, gratuita e de qualidade!

 

 

Lisboa, 30 de Outubro de 2013

A Coordenadora Nacional do Ensino Secundário da JCP

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg