Especial
Seminário internacional - Pela liberdade e pelos direitos democráticos - 19 de Maio, Seixal
18-Mai-2006

«A luta da juventude pela liberdade e defesa dos direitos democráticos» é o tema do seminário internacional que tem lugar amanhã, no Fórum Cultural do Seixal. A iniciativa é organizada pela JCP, no âmbito do seu 8.º Congresso, e conta com a participação de 20 organizações internacionais e de várias associações juvenis da região de Setúbal.

«A liberdade e os direitos democráticos são valores inalienáveis de qualquer sociedade que pretenda o aprofundamento do progresso social. A liberdade de expressão e associação constituem algumas das conquistas mais profundas que a Revolução de Abril alcançou», considera a organização. «Em diversas partes do mundo, o imperialismo reprime movimentos, organizações e associações juvenis. Actualmente, a pretexto da luta contra o terrorismo, os governos subordinados ao imperialismo implementam medidas ditas securitárias, que não significam mais do que a limitação e a repressão sobre organizações e indivíduos. Mas, por todo o mundo, a juventude resiste e luta pela sua liberdade de participação e associação», sublinha a JCP.

No decorrer dos trabalhos será aprovada uma declaração. As intervenções iniciais estão a cargo de Inês Zuber, membro do Secretariado da JCP, de Aurélio Santos, dirigente do PCP, e Giovanni Barrueta, secretário-geral da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD).

in Avante!, nº 1694 18.Maio.2006