NOTA DE IMPRENSA Empréstimos bancários a estudantes
28-Ago-2007
O Ensino Superior tem vindo a assistir, ao longo deste ano lectivo, a uma das mais brutais ofensivas , a mais recente delas, apresentada esta semana pelo Primeiro Ministro José Sócrates, que tem como base os empréstimos bancários a estudantes, o que virá significar, por um lado a desresponsabilização do Estado na garantia da Acção Social Escolar (ASE), e por outro, o endividamento dos jovens, bem como um, quase consequente aumento das propinas.

Com esta mediada, assistimos a mais um passo, na descaracterização do Ensino Superior, agravado pela situação de desemprego, que atinge mais de 50.000 jovens licenciados. O Governo quer, assim, transferir para o aluno, não só, as responsabilidades de ensino (algo que já assistimos com os novos planos de Bolonha!), como também, as responsabilidades financeiras, cortando na ASE e empurrando os jovens para uma situação de endividamento.

A Juventude Comunista Portuguesa manifesta a sua posição contra esta medida do Governo, que à semelhança de outras medias, tais como a implementação do Processo de Bolonha, favorecem o grande capital e prejudicam os estudantes.

A JCP, exige a revogação da actual lei do Financiamento do Ensino Superior e o reforço da Acção Social Escolar, para garantir um Ensino Superior Público, Gratuito e de Qualidade autónomo da vontade dos grandes grupos económicos, acessível a todos os que o desejem frequentar e não só para aqueles que o podem pagar!

Pelo Secretariado da Direcção Central do Ensino Superior da Juventude Comunista Portuguesa

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg