Nota de Imprensa
Reunião da Direcção Nacional da JCP aprovou Projecto de Resolução Politica do 9° Congresso
13-Jan-2010
caparp.jpg A Direcção Nacional da JCP, reunida nos dias 9 e 10 do corrente mês, aprovou por unanimidade o Projecto de Resolução Política do 9º congresso da JCP.
O projecto de resolução política do 9º congresso, segue agora para as organizações de base que discutirão e envolverão a juventude portuguesa dando forma à nossa concepção de construção da orientação, garantindo o seu carácter colectivo e profundamente democrático.

Este processo de discussão envolverá milhares de jovens comunistas e não comunistas, em diversas iniciativas, que com o seu contributo e experiência farão da nossa orientação política, o reflexo da vida da juventude portuguesa, apontando o caminho para a sua transformação e concretizando o lema do nosso Congresso “Com a luta da juventude, construir o Futuro!”

    Este processo de discussão decorre numa conjuntura política de intensos ataques aos direitos da juventude portuguesa. O Governo PS mantém-se fiel à política de direita ao serviço do grande capital em detrimento de uma verdadeira política que defenda os interesses dos trabalhadores e da juventude.
   
No emprego, acentuam-se os níveis de precariedade laboral; aumenta o desemprego; a política de salvaguarda dos interesses da entidade patronal é bem visível na redução em 1% na taxa social única para as entidades patronais que pagaram o salário mínimo nacional, prejudicial ao sistema previdencial fazendo com que sejam os trabalhadores através do sistema previdencial a pagar parte dos salários; a inúmeras intervenções dos senhores do grande capital no sentido de não aumento dos salários à função pública, são exemplos da política desastrosa dirigida por este Governo PS. O aumento do salário mínimo nacional para 475 euros ao mesmo tempo que constitui uma vitória dos trabalhadores que impuseram o seu aumento é, também, visto pelo Governo e entidade patronal como o valor de referência e não como valor mínimo salarial.
   
Na educação verifica-se o prosseguimento da degradação do ensino. A investida na privatização do ensino e de funções a este associadas, tais como, cantinas, bares, papelarias, etc., continua; o aumento das propinas e a crescente elitização do ensino; o processo de Bolonha e o RJIES; os exames nacionais; o estatuto do aluno; o desinvestimento na educação são exemplos da forma como este Governo tem dirigido a sua política de direita.

Estamos seguros de que só a luta transformará esta realidade e que, assim, é possível concretizar os direitos, sonhos e aspirações da juventude portuguesa. O congresso terá lugar nos próximos dias 22 e 23 de Maio, em Lisboa.
O intenso processo de preparação do nosso 9º Congresso, está em marcha, envolvendo um profundo compromisso de todo a organização, no reforço da JCP e da luta da juventude portuguesa, para que “Com a luta da juventude, construir o Futuro!”

 

A Direcção Nacional da JCP

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg