Os Cinco heróis de Cuba por fim em liberdade
JCP solidária com a juventude cubana, todo o povo cubano e a sua luta!
18-Dez-2014
Recebemos ontem a notícia que alegra a juventude e todos os democratas e amantes da paz: foram libertos os três patriotas cubanos que permaneciam encarcerados nos EUA desde 1998 – Gerardo Hernández, Tony Guerrero e Ramón Labañino juntam-se assim a René González e a Fernando González, que já tinham sido libertados. Os cinco heróis de Cuba, presos de forma arbitrária e injusta quando investigavam e procuravam deter ataques terroristas à população cubana nos EUA, estão finalmente em liberdade.

Este momento representa uma vitória do povo cubano, dos cinco heróis e das suas famílias. É um momento que demonstra que vale a pena lutar e que contribuem para o rumo da história, de forma decisiva, todas as manifestações de solidariedade e de reivindicação que se têm vindo a suceder um pouco por todo o Mundo, que neste caso representaram a libertação dos cinco. Lembramos que René Gonzalez – um dos cinco patriotas libertado após cumprir uma pena de 14 anos – esteve na Festa do «Avante!».

A JCP e o PCP sempre estiveram solidários com a luta do povo cubano contra os sucessivos ataques dos EUA e aliados do imperialismo. Esta ofensiva traduz-se de forma brutal no bloqueio económico, financeiro e comercial imposto pelos EUA desde a década de 60 do século passado e continua ininterruptamente até aos dias de hoje, na base militar de Guantanamo que põe em causa o mais elementar respeito pela vida humana e os direitos humanos.

A boa notícia, a par do anúncio do restabelecimento de relações diplomáticas entre Cuba e os EUA, não nos deve fazer esquecer os ataques à soberania de Cuba. A JCP saúda e está solidária com os 5 heróis, com a juventude cubana e todo o povo cubano e a sua luta!

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg