Nota de Imprensa da JCP
Exames Nacionais Não! Avaliação Contínua! Educação Pública, Gratuita, Democrática e de Qualidade!
17-Jun-2013

No final de Junho, um clima de ansiedade paira no ambiente das escolas. Uma ansiedade justificada por algo que impede todos os anos centenas de estudantes de chegar ao Ensino Superior - os exames nacionais.

Estes exames, que destroem completamente o esforço dos estudantes e professores para uma avaliação contínua, que transformam os estudantes em máquinas de decorar e reproduzir aulas e livros, que impede muitos estudantes de seguirem as suas aspirações e o curso que desejam. Para legitimar os exames, usam o pretexto hipócrita de ser uma forma de igualar o ensino mas, no entanto, estes criam uma desigualdade ainda maior. Um estudante de uma turma de 30 alunos, numa escola com poucas condições, sem dinheiro para o material, não terá a mesma oportunidade de ter sucesso no exame que um aluno que tenha acesso a material apropriado, condições económicas favoráveis e explicações privadas. Não é justo que sejam duas horas de um exame que venha pôr em causa anos de trabalho desenvolvido pelos alunos, desvirtuando o princípio da avaliação contínua. É importante não esquecer que a obrigatoriedade da realização dos exames na 1º fase e o aumento dos conteúdos programáticos, vêm ainda dificultar mais a vida dos estudantes. Também os estudantes das vias profissionais encontram-se em clara desvantagem, pois a matéria dos exames muitas vezes não corresponde sequer ao programa dado nestes cursos, ou é dada de forma mais limitada, partindo do pressuposto que os estudantes desta via estão arredados à partida de ingressar no Ensino Superior.

Por isto, a JCP marca uma posição contra os exames nacionais, contra a avaliação por momentos pontuais e a favor de uma verdadeira avaliação contínua. A campanha da JCP contra os exames nacionais envolve todos os anos inúmeros estudantes, com uma intervenção constante em várias escolas do país, através de documentos, faixas, e outros elementos, que reafirmam a luta por uma avaliação justa e contínua, por um ensino realmente igualitário, pela universalização do acesso ao Ensino Superior.

A JCP, defendendo o princípio de uma Educação Pública, Gratuita, Democrática e de Qualidade, de acesso a todos os jovens, livre de exames nacionais que nos condicionam e destroem a Escola de Abril, estará sempre com a luta dos estudantes do Ensino Básico e Secundário, pela avaliação contínua, pelo justo acesso ao Ensino Superior, com o fim progressivo das suas restrições, nomeadamente com a abertura de vagas e com o fim imediato dos exames nacionais. Por uma avaliação realmente justa, que tenha em conta as realidades diferentes de cada estudante, a sua evolução e o empenho de cada um.

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg