Nota de Imprensa
Grande dia de luta dos estudantes do Ensino Básico e Secundário
13-Mar-2014
dsc_0013.jpgA Juventude Comunista Portuguesa saúda todos os estudantes do Ensino Básico e Secundário que têm mostrado o seu descontentamento nas ruas e lutado em defesa do Ensino Pública. Este descontentamento ganha grande expressão hoje, Dia Nacional de Luta, onde milhares de estudantes, por todo o país, saíram à rua reivindicando mais financiamento para educação e  exigindo a demissão imediata deste Governo PSD/CDS-PP.
 
Com o Orçamento de Estado para 2014, o ensino sofre o corte de 500 milhões de euros no financiamento, ao qual se acrescentam os 2000 milhões de euros cortados nos últimos 4 anos. 
 
A falta de investimento nas escolas têm repercussões preocupantes na qualidade do ensino. São poucos os estudantes que não se encontram a estudar em turmas de 30 alunos, devido à falta de professores e raras as escolas com funcionários suficientes que garantam o bom funcionamento dos serviços escolares.  

“Contra a Parque Escolar, é urgente lutar!”, “Mais condições materiais” foram algumas das reivindicações ouvidas pelos estudantes que se encontram a estudar em escolas degradas (algumas delas intervencionadas pela PE), com telhas de amianto, ou com obras paradas não dando aos estudantes as condições e segurança necessárias, para que estes tenham aulas. 
 
A todos estes problemas acrescenta-se o elevado número de estudantes do Ensino Profissional, que se encontram com os subsídios de alimentação e transporte em atraso, criando dificuldades para muitos a continuação dos estudos.
 
Os estudantes sabem bem o objectivo deste Governo: destruir e elitizar a Escola Publica. Mas também sabem que é com a luta que derrubaremos as politicas de direita que vivem no nosso país há 37 anos.
 
Valorizamos a iniciatida da Associação de Estudantes da Escola Secundaria Santa Maria, em Sintra, e da Escola Secundária António Sérgio, em Vila Nova de Gaia,  lançaram um apelo a todos os estudantes, para que nas suas escolas e nas ruas combatessem os ataques feitos à sua educação. Este apelo que conta hoje com mais de 100 subscrições de AAEE de norte a sul do país demonstram a unidade do movimento associativo estudantil e dos estudantes em torno da defesa da Educação Pública, Gratuita, de Qualidade e Democrática para todos.
 
Hoje os estudantes saem com mais força e combativos para continuar a lutar pelo direito a estudar numa escola pública, gratuita e de qualidade, como consagra a constituição. Os estudantes afirmam ainda que continuarão a luta até que lhes seja garantido os seus direitos!
 
A JCP mostra-se solidária com as lutas travadas pelos estudantes, afirmando que também continuará presente na defesa da Escola Pública, apontando este direito como fundamental para emancipação individual e colectiva de todos os jovens.
 
O Secretariado da Coordenadora Nacional do Ensino Secundário da JCP 
versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg