Internacional
Missão de Solidariedade do CENA aos Balcãs
20-Mar-2008

noticias405 “Contra a ofensiva imperialista da União Europeia e da NATO, a juventude dos Balcãs luta pelo direito à paz, ao emprego, educação e vida!”

O objectivo desta Missão de Solidariedade é que decorra durante o assinalar dos 9º aniversário do início da guerra na Jugoslávia e a Cimeira da NATO em Bucareste, Roménia em Abril de 2008. Organizaremos esta actividade de 3 a 6 de Abril de 2008.

 

Estes serão os países que iremos visitar durante a Missão de Solidariedade: Sérvia/ Croácia/ Roménia. Mantemos o carácter da iniciativa como dizendo respeito à ex-Jugoslávia e afirmamos a presença da FMJD no Balcãs com a sua reposta à Cimeira da NATO em Bucareste, Roménia (2 a 4 de Abril).

Conteúdo Político desta iniciativa

O conteúdo político desta Missão de Solidariedade serão as intervenções imperialistas na região dos Balcãs. Esta matéria é uma prioridade nos interesses do imperialismo sobretudo neste período. Teremos que ter em consideração as questões seguintes:

A restauração capitalista no Balcãs que causou novos e crescentes problemas aos jovens, perdendo direitos básicos no emprego, educação e vida.

Os esforços imperialistas na promoção da independência do Kosovo, uma parte integral da Sérvia.

Os esforços do imperialismo para alterar as fronteiras e a tensão crescente e os conflitos entre as diferentes populações desenvolvendo divisões religiosas e nacionalistas de forma a garantir o seu domínio na região.

A Cimeira da NATO em Abril em 2008 (2 a 4 de Abril) em Bucareste, Roménia promoverá o alargamento da NATO nos Balcãs, em países como a Croácia, Albânia e FYROM – Ex-República Jugoslava da Macedónia. As forças militares da NATO estão presentes na Bósnia – Sérvia, e os EUA irão iniciar oficialmente a construir as suas bases militares na Roménia e Bulgária em 2008.

A controvérsia entre a Grécia e a FYROM acerca do nome Constitucional da FYROM, incrementa os objectivos nacionalistas em ambos os lados. A rejeição da NATO na definição de frionteira concretas entre a FYROM e o Kosovo está a criar ainda mais perigos para os povos da região.

Nos Balcãs, o antagonismo pelo controlo dos canais que atravessam a área transferindo petróleo e gás natural do Médio Oriente e o Mar Cáspio para o Leste da Europa está em franco desenvolvimento. O antagonismo imperialista entre EUA, UE e a ascendente Rússia está a ser aumentada devido a várias questões (escudo antimíssil – Acordo CFE)

A ofensiva anti-democrática, anti-comunista e de propaganda têm aumentado.

Acerca dos objectivos

Os objectivos desta Missão de Solidariedade são os seguintes:

Esta Missão de Solidariedade poderá ser uma boa oportunidade para iniciar uma campanha nos Balcãs de forma a expressar a nossa solidariedade dando ao mesmo tempo uma dimensão internacional das suas lutas em dois níveis básicos:

A luta pela paz: NATO fora dos Balcãs – Não às bases e ao escudo anti-míssil. Não às alterações de fronteiras na região.

Defender os seus direitos no emprego, educação e vida.

Além disto pretendemos:

Informar a juventude e os povos acerca da profundidade destes desenvolvimentos e a ligação destes planos com o inimigo comum – imperialismo. Enviar uma mensagem de paz e amizade entre a juventude e os povos dos Balcãs. Espalhar amplamente a ideia que empresas e os seus investimentos não podem assegurar a paz e não podem ser um “elo de amizade” ou democracia para os povos. Somente a amizade, solidariedade e a luta anti-imperialista dos povos podem assegurar a perspectiva de uma vida pacífica sem guerras, intervenção e exploração.

versão para impressão
 
Juventude Comunista Portuguesa 2010-2014
Ens. Profissional
ensinoprofissional_destaque2014-01.png

Ens. Secundário

especial_13enes.jpg

Ens. Superior
Campanha de início do ano lectivo
Juventude Trabalhadora

encontrojt_130x180px.jpg