Acampamento pela Paz 2016

Jovens de todo o país em defesa da paz

Nos dias 29, 30 e 31 de Julho, Silves recebeu a 6.º edição do Acampamento pela Paz, organizado pela Plataforma 40×25, da qual a JCP faz parte. O mote foi a celebração dos 40.ª Aniversário da Constituição da República Portuguesa. Assim, no Monte Parque, centenas de jovens vindos de todo o país, marcaram mais uma edição de luta e convívio assente nos valores de Abril. Logo para começar, foram exibidas curtas metragens contra o racismo e xenofobia. A noite prosseguiu animada com o Dj Sunlise.

Sábado ficou marcado por diversas actividades, como um torneio de vólei que afirmou a importância e o direito ao desporto para todos. Assistiu-se a uma demonstração de ginástica dos jovens da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines; um workshop de Jogo do Pau única arte marcial Portuguesa; um workshop de televisão, permitindo os jovens conhecer o mundo das televisões, uma visita à cidade de Silves.

O debate, que contou com a presença DSC_0465de Mário Cunha, advogado convidado, que abriu a discussão realçando a importância do fim da NATO,  resumindo ainda as causas das crises e guerras no Médio Oriente. Helena Casqueiro, da JCP, destacou a importância da juventude na conquista da CRP.

Um dos momentos altos deste acampamento foi o desfile, em que muitas vozes se juntaram para gritar a necessidade de promover a paz, defender os direitos, acabar com a nato e as agressões aos diversos povos.

Seguiram-se os concertos dos Twenty Fourteen, Tiago Pinheiro, Domi e Dezman, que aproveitou para apresentar musicas do seu novo trabalho «Shaolin Caixaguense», os concertos terminaram com a banda de covers Zeca e os Pelintras, terminado em grande a noite. A Plataforma aproveitou o momento para, na sua intervenção realçar a importância da luta pelos valores da paz, destacando o papel importantíssimo que a  Constituição da República Portuguesa tem para a sua defesa, bem como para a defesa dos direitos dos jovens, quer seja a educação, o trabalho, a saúde e o tempo livre. Durante o acampamento realizou-se também uma reunião com diversas organizações juvenis, com a perspectiva  de ser criado um comité nacional preparatório (CNP) para o 19.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE), festival que se realizará em 2017 em Sochi, na Rússia.

O convívio no espírito da paz conDSC_0555tinuou no domingo com workshop de fornos solares e muitos mergulhos.

Esta acampamento demonstra que a paz, a solidariedade e os direito conquistados por Abril, são valores bem presentes na vida da juventude, que está e estará sempre na linha da frente na luta pela sua defesa.