A JCP saúda a luta dos estudantes do Ensino Básico e Secundário

A Juventude Comunista Portuguesa saúda as acções de luta realizadas, no passado dia 10 de Novembro, no âmbito do Ensino Básico e Secundário, assim como todos os estudantes que nestas participaram e que foram parte activa da construção de mais um dia no qual, em unidade, afirmaram o direito de manifestação, reivindicando a escola pública, gratuita, democrática e de qualidade que é nossa por direito.

A persistência dos problemas sentidos nas diferentes escolas básicas e secundárias, de Norte a Sul do país, fruto do desinvestimento na educação, da falta de condições materiais à ausência de uma avaliação justa e contínua, levam os estudantes deste sector de ensino a mostrarem, uma vez mais, o seu descontentamento, na certeza de que só desta forma verão o número de professores e funcionários a aumentar, as obras nas suas escolas a recomeçar, a gratuitidade de todos manuais a concretizar-se, o passe escolar a voltar, a qualidade dos serviços escolares a aumentar.

Assim, e apesar das tentativas de silenciamento dos estudantes e dos entraves colocados à democracia nas escolas, concretizados no impedimento da realização de RGAs, no dificultar dos processos eleitorais, nas ingerências na vida democrática dos estudantes, entre outros, os estudantes não se rendem e lutam sempre convictos da justiça das suas reivindicações e da capacidade e da potencialidade transformadoras da sua luta.

A JCP urge todos os estudantes a não desistirem desta que é a sua luta, a continuarem juntos a defender a Escola de Abril, certos de que assim a conquistarão.