site_11congresso

11º Congresso da JCP // “Conquistar o Presente, Construir o Futuro, É pela Luta que lá vamos!”

XI Congresso da JCP  // “Conquistar o Presente, Construir o Futuro, É pela Luta que lá vamos!”

Está convocado para os dias 1 e 2 de Abril de 2017 o 11º Congresso da JCP, momento alto da organização revolucionária da juventude, o qual se realiza no Fórum Luísa Todi, em Setúbal.

Na sua preparação, construção e divulgação, não fechamos para Congresso. Vamos construí-lo com a juventude portuguesa, ligando-o à sua vida, às suas aspirações e anseios e à luta de todos os dias pela concretização plena de todos os direitos e pelos valores de Abril no futuro de Portugal.

São muitas dificuldades com que a juventude portuguesa se confronta, como a precariedade e os baixos salários, o desemprego e os ataques à contratação colectiva, como a destruição da Escola de Abril com a elitização do ensino, com um ensino sustentado em exames e não numa avaliação contínua e justa, os custos com a educação como as propinas ou os manuais escolares, assim como o ataque à democracia nas escolas com o RJIES e o impedimento de reuinões gerais de alunos, assim como ingerência de direcções de escolas nos processos de constituição e nas actividades das Associações de Estudantes. Ainda a difícil mobilidade que decorre da degradação do serviço público de transportes, a elitização da produção e fruição cultural, e os muitos entraves que os jovens têm em organizar-se e a associar-se com burocracias que impedem ou complicam a vida associativa dos jovens. A tudo isto tem havido mobilização e resposta com a luta, desde lutas concretas para resolver problemas mais imediatos, como lutas que reivindicam propostas de fundo. Lutas estas travadas sob uma profunda e agressiva ofensiva ideológica, a qual tem como especial alvo a juventude, para que esta não aja perante a inquietação e para que esta se conforme e não se organize. Todavia, está também demonstrado que convivemos com potencialidades de avanço e de recuperação e conquista de direitos, que não podemos desperdiçar. É pois a luta da juventude que assume aqui ser o elemento decisivo para ser ir tanto mais longe quanto o possível no imediato – sempre com vista aos nossos objectivos de fundo – e o nosso Congresso dará resposta a cada uma das questões colocadas.

Propomo-nos assim construir o nosso Congresso, o qual terá expressão na discussão dos colectivos e organismos com cada militante e será integrado com todas as outras tarefas que temos em mãos, tais como dar expressão aos 55 anos do Dia do Estudante e aos 70 anos do Dia da Juventude, assim como contribuir para o sucesso do Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes que se realiza em Sochi, Rússia. Trabalharemos para o reforço da JCP e do Partido e por isso propomo-nos contactar com centenas de milhar de jovens em todo o país, garantindo que 1000 serão envolvidos no trabalho da organização e de construção do Congresso e de que alcançaremos os 500 recrutamentos.

A JCP, a organização do Partido da juventude, tem profunda confiança na juventude portuguesa e nas possibilidades que a sua luta e empenho podem trazer para o nosso país. Será com o contributo da luta da juventude que alcançaremos os nossos objectivos, que construiremos um Portugal melhor, mais justo, que construiremos uma política patriótica e de esquerda, com vista à Democracia Avançada, o Socialismo e o Comunismo.